sexta-feira, 28 de maio de 2010

23ª Festa na Rua

Acontece no próximo domingo, dia 30 de maio, aqui no Bom Fim a 23ª Festa na Rua. O evento é promovido pela Organização Sionista do RS, com apoio da Federação Israelita do RS, e celebra os 62 anos de independência do Estado de Israel.

O evento ocorrerá na rua João Telles, entre a Henrique Dias e a avenida Osvaldo Aranha, das 10h às 17h30min. A abertura, programada para as 13h, contará com homenagens a autoridades políticas. Música, dança, teatro, comidas típicas, artigos judaicos e diversas atrações durante todo o dia fazem parte da programação.
23ª Festa na Rua
Entrada Franca
Data: 30 de maio
Hora: das 10h às 17h30min
Local: Rua Gen. João Telles, entre Henrique Dias e Osvaldo Aranha

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Assalto a Banco no Bom Fim

Três homens armados assaltaram uma agência do banco Real-Santander, em Porto Alegre, às 7h desta segunda-feira. De acordo com a Brigada Militar, a dupla invadiu o local, na avenida Osvaldo Aranha, no bairro Bom Fim, e rendeu o gerente e dois vigias. A agência fica entre as ruas Fernandes Vieira e Felipe Camarão. Na ação, os assaltantes tomaram três armas dos seguranças e viraram as câmeras, para que o crime não fosse registrado. Uma CPU foi danificada. 

Segundo o comandante da Brigada Militar, Miguel Luft, os três homens já estava no primeiro andar do banco antes da chegada dos funcionários. "A Delegação de Repressão a roubo de bancos está no local, fazendo levantamento de novas informações."  A primeira pista que os policiais tem é de que no local do assalto ocorreu um serviço de pintura no fim de semana. As autoridades acreditam que invasão possa ter começado a partir deste fato. Os criminosos fugiram levando uma quantia não revelada em dinheiro.  O 9º Batalhão da Brigada Militar investiga o modelo do carro utilizado na fuga. Buscas são realizadas nas regiões central e norte da Capital. Ninguém ficou ferido.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Bitols

Porto Alegre. Anos 90. Bom Fim...

Foi lançado recentemente aqui no circuito gaúcho o filme Bitols. Ainda não vi, mas o filme já pegou uma ficha e foi para o fim da fila. 

Como pode-se ler na sinopse abaixo, o filme narra uma noite da vida de uma banda underground no início dos anos 90. Mas o legal é que o cenário para história é o Bom Fim, bairro que sempre foi um reduto da cena alternativa dos anos 80 e 90, e até certo ponto permanece assim até hoje. No filme pode-se ver locações como a Av. Osvaldo Aranha, o Bar Ocidente e o Garagem Hermética entre outros locais que são clássicos do Bonfa.

O filme já passou por algumas salas de Porto Alegre e agora está rodando pelo interior do estado, mas volta em cartaz na capital na segunda semana de junho. Mais detalhes no blog do filme.

TRAILER




BITOLS, 2009, 83 min
http://www.cinema8ito.com/bitols/

http://www.bitols-ofilme.blogspot.com/

Roteirizado e dirigido por André Arieta (co-roteirista biAh weRTHer), BITOLS é o primeiro longa do Colectivo ..Cinema8ito.., núcleo de cinema independente que surgiu no início do milênio perseguindo um olhar livre e particular. Responsáveis pelo que ficou conhecido nacionalmente por Cinema Desconstrução, realizaram dezenas de curtas e vídeos de arte, exibindo pelo mundo todo e conquistando prêmios em festivais.

SINOPSE

O longa, de baixíssimo orçamento (pouco mais de 200 mil reais), narra uma noite na vida de uma banda underground no início dos anos 90, com um nome horrível, futuro incerto e uma mulher misteriosa que causa desavenças internas e adivinha seus futuros.

Misturando a estética de documentário - com direito à cenas reais da época - e a marca surrealista das ficções de André Arieta, o filme talvez tenha um pouco de auto-biografia, já que todos os principais envolvidos, de elenco à direção, vivenciaram uma juventude naquele período em que os CD's eram a grande revolução tecnológica e todos andavam com sua demotape na mochila, à espera do grande momento em que um produtor do centro do país os descobriria.

O PRIMEIRO LONGA

Em 2005 o projeto BITOLS ganha edital do Fumproarte como curta-metragem. Para os 8itistas seria sua primeira comédia, ironia, com conhecimento de causa, a respeito da enlouquecida cena do rock gaúcho, tão longe, tão perto dos centros vanguardistas do planeta.

No entanto, ao começarem os preparativos para as filmagens, Arieta e sua equipe entenderam ter nas mãos elementos para uma história ficcional longa, recheada de cenas de época gravadas por eles mesmos ainda adolescentes. Assim, partem para viabilizar este ideal, somando novos parceiros e rodando em HDV nas cidades de Porto Alegre e Mostardas. Se a pré foi muito pensada e vagarosa, a produção não foi diferente, levando muitos meses de rodagem. Já a pós-produção se torna ainda mais detalhista, com pesquisa de materiais de arquivo em vários baús da capital gaúcha.

O filme ganha, em vários momentos, uma estética de documentário que se mistura o tempo todo com a estética ficcional surrealista de Arieta e do colectivo Cinema8ito.

A trilha é quase toda inédita, são canções compostas e produzidas pelo próprio diretor e, boa parte, executada pela banda Bitols, que paralelamente aos ensaios de cena, ensaiava enquanto grupo musical.

Entre os parceiros estão a APEMA, RAIN Digital Cinema e Sala de Corte.


ELENCO

Falando de um bairro underground que poderia estar em qualquer centro urbano do planeta, Bitols trás no elenco

Leo Felipe
Leonardo Machado
Carlinhos Carneiro
Bruno Bazzo
e biAh weRTHer como Rita

Entre as participações especiais estão nomes de várias gerações da cena artística gaúcha. De Plato Divorak, passando por Egisto Dalsanto, Marcos Kligman, Bruno Bazzo, os Efervescentes e outros.

 
FICHA TÉCNICA

Roteiro e Direção de André Arieta
Fotografia Vinícius Nora
Co-Roteiro e Direção de Arte biAh weRTHer
Platô e Assistência de Direção Natasha Jerusalinski e Bernardo Garcez
Montagem Alfredo Barros
Edição de Som André Sittoni
Produção Executiva André Arieta
Produção, Divulgação e Circuito pelo colectivo..Cinema8ito..

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A 2ª Feira do Livro e da Cultura do Bom Fim

Neste sábado, 15 de maio, das 10 às 17 horas, o Colégio Militar estará aberto à visitação da comunidade, quando sediará a 2ª Feira do Livro e da Cultura do Bom Fim.

O evento é promovido pelo Corredor Cultural do Bom Fim e pela própria escola, a qual aproveitará a oportunidade para inaugurar oficialmente a pintura da fachada externa e para abrir os trabalhos preparativos ao centenário de sua criação, a transcorrer em 22 de março de 2012.

O Corredor Cultural do Bom Fim reúne entidades públicas e privadas do bairro ligadas à cultura, como escolas, museus, livrarias, casas de cultura, clubes de cultura e sociais, jornais locais e associações diversas. Sua criação ocorreu em 2008, por iniciativa do Prof. Dr. Benito Bisso Schmidt, Diretor do Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul. Em 2009, foi realizada a primeira edição da Feira, no próprio prédio do Memorial. Em 2010, foi lançado na internet o site do Corredor: www.corredorculturalbomfim.com.br

A 2ª Feira do Livro e da Cultura do Bom Fim trará exposições de pinturas e de objetos históricos, venda de livros, oficinas e exposições culturais e educativas. Como atrações especiais, incluem-se uma exposição de fuscas antigos, apresentação de bandas militares, demonstração de cães de guerra e demonstração coreográfica de ordem unida sem comando. Nesta edição, a Feira fará uma homenagem especial ao Brique da Redenção pela sua contribuição à cultura da capital gaúcha.

Programa resumido

10h: abertura
10h - 17h:  exposições de arte, de objetos históricos, de livros, de Astronomia e de fuscas antigos do Porto Alegre Fusca Clube.
10h - 10h30: Banda de Música do 3º Batalhão de Polícia do Exército
10h30 - 11h: Cães de Guerra do 3º Batalhão de Polícia do Exército
11h: abertura oficial
14h30 - 15h: Banda de Música do 3º Batalhão de Polícia do Exército
15h - 15h30: Coreografia "Ordem Unida sem Comando", pela 1ª Companhia de Guardas
15h - 17h: oficinas e palestras culturais (Museu da UFRGS, Museu da Medicina, Inst. Marc Chagall e Rotary Bom Fim)
17h: encerramento

Posts relacionados:

 - O Corredor Cultural do Bom Fim



Fonte: CMPA

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dia das Mães na Redenção

A prefeitura promoverá no domingo, dia 9 de maio, no Parque Farroupilha, o tradicional evento comemorativo ao Dia das Mães. As atividades destinadas à população ocorrerão entre as 10h e as 13h, no entorno do Monumento do Expedicionário. Realizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), a confraternização tem a finalidade de criar uma relação entre mães e filhos, com atividades ligadas à recreação e ao esporte. É esperado um público de cerca de cinco mil pessoas.

O objetivo maior deste evento organizado pelo poder público municipal é oportunizar atividades culturais, esportivas e recreativas, que visam resgatar o espírito de família, valorizando a criatividade e o lúdico, proporcionando momentos de diversão, informação e congraçamento da comunidade em geral, marcando de forma significativa essa data.

Atrações: Ônibus brincalhão; atrações de palco; atividades de integração; oficina de rosas; oficinas de saúde; desafios esportivos de futebol e de basquete; parede de escalada; cama elástica; jogos de mesa; infláveis; xadrez; futebol de mesa; empréstimo de brinquedos; oficina de cartões; recanto dos pequenos; pintura de rosto; manicure artística; pingue-pongue; entre muitas outras. Também haverá orientações do Sesc/RS sobre saúde, corte de cabelo com o Luky Hair/Corte Bem; dança do ventre, apresentação do teatro de bonecos do DMAE, show com o músico Rogério Armando e sorteio de vários brindes.

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...