No primeiro semestre de 2009, o Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul (*), junto com outras entidades, teve a iniciativa muito interessante de criar uma espécie de roteiro turístico e cultural no Bom Fim, possibilitando que visitantes e moradores do bairro possam conhecer as opções culturais disponíveis na região. O projeto foi lançado com o nome de "Corredor Cultural Bom Fim".
(*) O Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul foi criado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4º Região em 2003, e foi transferido para a Rua João Telles, 369, em pleno coração do Bom Fim, no ano de 2008.
O objetivo do projeto é integrar as diversas instituições culturais e livrarias sediadas no bairro, visando promover atividades comuns e dar maior visibilidade às suas ações.
A primeira ação do projeto foi a elaboração do Mapa do Corredor Cultural Bom Fim, que fornece informações sobre localização, funcionamento, acervos e atividades das instituições culturais e livrarias que fazem parte do projeto nesse primeiro momento.
Instituições Culturais:
- Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul
- Associação dos Ex-Alunos do Instituto de Educação General Flores da Cunha
- Bar Ocidente
- Clube de Cultura de Porto Alegre
- Fundação Cultural e Assistencial Ecarta
- Instituto Cultural Marc Chagall
- Museu Casarão da Várzea (Colégio Militar de Porto Alegre)
- Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul
- Museu da UFRGS
- Sociedade Italiana
- Tablado Andaluz
Livrarias:
- Ábaco livros
- JÁ Editores - Jornal JÁ
- Letras&Cia livraria-café
- Livraria Londres
- Livraria Rogil
- Palavraria Livraria-Café
- Teia de Aranha
- Traça Livraria e Sebo
- Zouk Livraria Café
Todas as informações sobre as instituições e livrarias listadas acima podem ser obtidas no folder do Mapa do Corredor Cultural Bom Fim. Para fazer o download do arquivo é só clicar no link.
Em futuros posts vou escrever mais sobre alguns dos locais que compõem o Corredor Cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário