terça-feira, 18 de maio de 2010

Bitols

Porto Alegre. Anos 90. Bom Fim...

Foi lançado recentemente aqui no circuito gaúcho o filme Bitols. Ainda não vi, mas o filme já pegou uma ficha e foi para o fim da fila. 

Como pode-se ler na sinopse abaixo, o filme narra uma noite da vida de uma banda underground no início dos anos 90. Mas o legal é que o cenário para história é o Bom Fim, bairro que sempre foi um reduto da cena alternativa dos anos 80 e 90, e até certo ponto permanece assim até hoje. No filme pode-se ver locações como a Av. Osvaldo Aranha, o Bar Ocidente e o Garagem Hermética entre outros locais que são clássicos do Bonfa.

O filme já passou por algumas salas de Porto Alegre e agora está rodando pelo interior do estado, mas volta em cartaz na capital na segunda semana de junho. Mais detalhes no blog do filme.

TRAILER




BITOLS, 2009, 83 min
http://www.cinema8ito.com/bitols/

http://www.bitols-ofilme.blogspot.com/

Roteirizado e dirigido por André Arieta (co-roteirista biAh weRTHer), BITOLS é o primeiro longa do Colectivo ..Cinema8ito.., núcleo de cinema independente que surgiu no início do milênio perseguindo um olhar livre e particular. Responsáveis pelo que ficou conhecido nacionalmente por Cinema Desconstrução, realizaram dezenas de curtas e vídeos de arte, exibindo pelo mundo todo e conquistando prêmios em festivais.

SINOPSE

O longa, de baixíssimo orçamento (pouco mais de 200 mil reais), narra uma noite na vida de uma banda underground no início dos anos 90, com um nome horrível, futuro incerto e uma mulher misteriosa que causa desavenças internas e adivinha seus futuros.

Misturando a estética de documentário - com direito à cenas reais da época - e a marca surrealista das ficções de André Arieta, o filme talvez tenha um pouco de auto-biografia, já que todos os principais envolvidos, de elenco à direção, vivenciaram uma juventude naquele período em que os CD's eram a grande revolução tecnológica e todos andavam com sua demotape na mochila, à espera do grande momento em que um produtor do centro do país os descobriria.

O PRIMEIRO LONGA

Em 2005 o projeto BITOLS ganha edital do Fumproarte como curta-metragem. Para os 8itistas seria sua primeira comédia, ironia, com conhecimento de causa, a respeito da enlouquecida cena do rock gaúcho, tão longe, tão perto dos centros vanguardistas do planeta.

No entanto, ao começarem os preparativos para as filmagens, Arieta e sua equipe entenderam ter nas mãos elementos para uma história ficcional longa, recheada de cenas de época gravadas por eles mesmos ainda adolescentes. Assim, partem para viabilizar este ideal, somando novos parceiros e rodando em HDV nas cidades de Porto Alegre e Mostardas. Se a pré foi muito pensada e vagarosa, a produção não foi diferente, levando muitos meses de rodagem. Já a pós-produção se torna ainda mais detalhista, com pesquisa de materiais de arquivo em vários baús da capital gaúcha.

O filme ganha, em vários momentos, uma estética de documentário que se mistura o tempo todo com a estética ficcional surrealista de Arieta e do colectivo Cinema8ito.

A trilha é quase toda inédita, são canções compostas e produzidas pelo próprio diretor e, boa parte, executada pela banda Bitols, que paralelamente aos ensaios de cena, ensaiava enquanto grupo musical.

Entre os parceiros estão a APEMA, RAIN Digital Cinema e Sala de Corte.


ELENCO

Falando de um bairro underground que poderia estar em qualquer centro urbano do planeta, Bitols trás no elenco

Leo Felipe
Leonardo Machado
Carlinhos Carneiro
Bruno Bazzo
e biAh weRTHer como Rita

Entre as participações especiais estão nomes de várias gerações da cena artística gaúcha. De Plato Divorak, passando por Egisto Dalsanto, Marcos Kligman, Bruno Bazzo, os Efervescentes e outros.

 
FICHA TÉCNICA

Roteiro e Direção de André Arieta
Fotografia Vinícius Nora
Co-Roteiro e Direção de Arte biAh weRTHer
Platô e Assistência de Direção Natasha Jerusalinski e Bernardo Garcez
Montagem Alfredo Barros
Edição de Som André Sittoni
Produção Executiva André Arieta
Produção, Divulgação e Circuito pelo colectivo..Cinema8ito..

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...