quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Iniciada a reforma do Araújo Vianna

Parece que vai sair do papel...

A reforma do Auditório Araújo Vianna, localizado no Parque Farroupilha, já começou. O isolamento do local já está pronto e foi realizada uma limpeza completa do local e preparação do canteiro de obras.


Desde que a produtora gaúcha Opus Promoções venceu em 2007 uma licitação para financiar a restauração, o início dos trabalhos foi várias vezes adiado. O orçamento inicial, de R$ 7 milhões, praticamente dobrou. O financiamento foi garantido graças ao patrocínio das empresas Oi e Vonpar.

Na prática, as equipes de trabalho entraram no Araújo Vianna para preparar a obra em abril deste ano e encontraram um cenário bastante desfavorável. Plateia, palco e salas de apoio nos bastidores estavam tomadas por excrementos de pombas e gatos. Além disso, parte das instalações de água e luz foi furtada.

Além da higiene, a etapa atual inclui a retirada das cadeiras metálicas (cujo reaproveitamento ainda está em estudo) e também o reparo da parte elétrica e hidráulica. Também estão sendo feitas perfurações para verificação das fundações e instalação das casas de máquinas. Entre novembro e dezembro, deverá ser realizada uma das partes mais importantes da reforma: a instalação da cobertura, que deverá ter o mesmo aspecto externo do atual teto de lona.

  • O Araújo Vianna terá cobertura acústica fixa, vedação no forro, fechamento das laterais, climatização e ampliação do palco.
  • O projeto abrange a renovação do entorno, com revitalização dos jardins, trilhas e espelhos d’água, sinalização e reforma das quadras esportivas do Parque Ramiro Souto. A Sala Radamés Gnattali será palco de oficinas e workshops.
  • A obra, orçada em R$ 15 milhões, deve durar ao todo 18 meses.
  • A capacidade de público será de 3 mil pessoas, e a inauguração está prevista para o começo de 2012.
  • O contrato prevê programação compartilhada durante 10 anos: 75% dos dias do ano para a Opus e 25% para a prefeitura de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...