segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Coleta de Lixo mudará no Bom Fim

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) implantará a coleta automatizada do lixo através de contêineres em uma área piloto da cidade. Na primeira etapa da modernização, cerca de 9% da população será contemplada. O edital de licitação foi publicado no dia 9 de dezembro. Os envelopes de habilitação serão abertos em 12 de janeiro, e o resultado será divulgado no dia 20. A previsão é de que a empresa vencedora da concorrência instale 1,2 mil contêineres para a coleta de lixo domiciliar em 11 bairros a partir de junho.

A população de Porto Alegre, em especial os 123.600 habitantes que utilizarão diretamente o novo serviço, será informada e esclarecida dos detalhes da mudança através de uma ampla campanha de divulgação. As informações começam a ser divulgadas com 30 dias de antecedência e ao longo dos primeiros 30 dias de uso da nova coleta, inclusive para deixar bem claro que, por enquanto, a coleta seletiva não mudará.

A área de implantação do projeto-piloto da nova coleta domiciliar será limitada pelo Guaíba a oeste, pelo Arroio Dilúvio a sul, pelas avenidas Silva Só e Goethe e pela rua Dr. Timóteo a leste, e, a norte, por um contorno que, da Dr. Timóteo, irá pela Cristóvão Colombo até a Ramiro Barcelos e desta para a Voluntários da Pátria e Conceição, até a Mauá.

Os contêineres de dois tamanhos diferentes - 2,4 mil litros e 3,2 mil litros - estarão distantes no máximo 100 metros um do outro e ficarão estacionados (75%) na via pública, ocupando o espaço semelhante ao de um automóvel. Apenas 300 contêineres precisarão ficar sobre calçadas, por falta de estacionamento em determinadas vias.

As vantagens imediatas da coleta de lixo domiciliar em contêineres - aos moldes do que é feito em Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e nas cidades uruguaias de Punta del Este e Montevidéu - serão o desaparecimento quase total dos caminhões de lixo (ficam só quatro) no trânsito dentro desta área de muito movimento de carros, o fim da ação da chuva, do vento e de animais nos sacos de lixo, que poderão ser dispostos nos contêineres a qualquer hora do dia ou da noite, e a diminuição da ação de catadores informais.

Comentário meu:

Conheço algumas cidades que utilizam esse sistema de coleta automatizada de lixo e posso dizer que o modelo não impede a atuação de catadores informais de lixo. Já vi até catadores dentro dos contêineres procurando lixo reciclável. Outro inconveniante é decidir onde ficarão os contêineres, pois via de regra ninguém quer ter um depósito de lixo na frente de sua residência.

3 comentários:

Alessandra disse...

Bom, antes ter um contêiner na frente de casa do que ter uma montanha de lixo no meio da calçada.
Acho que esta idéia vai funcionar.
Este projeto foi implantado em Caxias do Sul e deu certo, a cidade está mais limpa :)
Claro que também vai da consciência da população.
=)
Adorei o Blog! Vou seguir! ;)

Luciano disse...

Alessandra, obrigado pelo comentário. Acho que o mais importante é a "consciência da população". Já vi, em outras cidades, o lixo, que era para estar dentro do contêiner, espalhado do lado de fora depois da ação de "catadores".

Viviane disse...

Achei espetacular, porque..
Vai evitar alagamentos dos bueiros,a cidade vai ficar mais limpa,não teremos mais que pedir licença aos lixos nas calçadas, e nem tão pouco as fezes dos cachorros pelas calçadas, assim o seu o seu dono terá quer ter tb concientização de coletar as fezes e coloca-las no container. teremos um lema;
PORTO ALEGRE CIDADE LIMPA
LUGAR DE LIXOS É NOS CONTAINER.
obs; falta agora colocarem camêras aonde possa pegar os vandalismo,ou guardas municipais para fazerem patrulhamento.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...