As Secretarias Municipais de Educação e da Saúde promovem neste sábado, dia 20 de novembro, das 9h às 14h, no Parque da Redenção, o Dia do Bebê. A iniciativa ocorre por meio do Primeira Infância Melhor – Porto Infância Alegre (PIM-PIA), programa que atende gestantes e crianças de zero a seis anos em áreas de vulnerabilidade social de Porto Alegre.
Como o tema deste ano é o aleitamento materno, a meta é alcançar a marca de mil mães amamentando seus bebês no parque, e, assim, bater o recorde de amamentação coletiva na América Latina. A coordenadora do PIM-PIA de Porto Alegre, Maria Letícia Cottens, afirma que a ação reforça a importância da amamentação materna como a melhor alternativa de alimentação, além do vínculo que se estabelece entre mãe e bebê durante o ato.
Na ocasião, o setor de Educação Infantil da Smed também terá um espaço no parque, destinado ao “Dia D pela educação infantil: lugar de criança de 5 anos é na escola”. O projeto Escola Aberta também será representado, com apresentações de dança das escolas municipais de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, Deputado Marcírio Goulart Loureiro e Chico Mendes, além da banda marcial da escola Décio Martins Costa. Também serão oferecidas ao público oficinas de arte direcionadas a gestantes, mães e crianças nessa faixa etária, além da realização da tradicional passeata dos bebês.
No estande do Primeira Infância Melhor poderá ser realizado, gratuitamente, o teste do dedinho, que diagnostica anemia. No espaço, também haverá profissionais da área da saúde, que orientarão as famílias sobre o assunto, assim como mais de 80 estudantes universitários das áreas de Educação Física, Psicologia e Pedagogia, que divulgarão o trabalho que realizam no programa.
Em caso de chuva, a atividade será transferida para domingo, 21.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre