terça-feira, 30 de março de 2010

Vacinação contra a Influenza H1N1

Já começou no Brasil a campanha de vacinação contra o vírus da Influenza H1N1, também conhecida como gripe A ou gripe Suína. Num primeiro momento as pessoas podem se vacinar gratuitamente nos posto de saúde, e a partir de abril a vacina também estará disponível nas clínicas particulares.

É importante que todos fiquem atentos às datas do calendário de vacinação e que procurem um posto de saúde quando o seu período chegar.

Para os moradores do bairro Bom Fim e arredores, o local mais indicado para a vacinação é o Centro da Saúde Modelo, da rede municipal de saúde, localizado na Rua Jerônimo de Ornelas, nº 55. O telefone para contato é (51) 3289-2555. Outra opção é a Unidade Básica de Saúde Santa Cecília, localizada na Rua São Manoel, nº 543, cujo telefone para contato é (51) 3331-4058. O horário de atendimento de ambos os locais é das 8h às 18h.

Informações mais detalhadas sobre a campanha de vacinação podem ser obtidas no site http://www.vacinacaoinfluenza.com.br/.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Charles Kiefer e o Bom Fim

No dia 26 de março, sexta-feira, a cidade de Porto Alegre completará 238 anos. Em homenagem ao aniversário da cidade, o jornal Zero Hora está publicando nesta semana a série Mostre o seu Bairro, e convidou seis personalidades gaúchas para escrever sobre os bairros onde moram, passaram a infância ou dos quais guardam boas recordações.

O escritor Charles Kiefer apresentou o texto intitulado "Um bom porto, um bom fim", onde conta como é a sua relação com o bairro Bom Fim:

Uma cidade, um bairro, uma rua, um desvão de escada não são feitos apenas de cimento e vidro, praças e casas, árvores e asfalto, degraus e quinquilharias, mas também, e principalmente, de lembranças, desejos e ilusões. As coisas vivem num deplorável estado de coisas. Somos nós que lhes damos a alegria do sentido. Uma cidade, um bairro, uma rua, um desvão de escada podem alcançar, pelo nosso olhar, pelo nosso sentir, a transcendência que têm um figo maduro, um colibri assustado, uma criança ferida. E as coisas transcendidas podem nos ajudar a viver com mais serenidade, com maior ternura e humanidade.

Vivo na fronteira dos bairros Independência e Bom Fim, mas a minha tendência, em tudo, e sempre, é descer a lomba, pela Miguel Tostes. De manhã, ministro oficinas na Livraria Palavraria, na Vasco da Gama. Marta e Sofia são assíduas frequentadoras da Espaço Vídeo, e eu me abasteço de pão camponês e de croissants nesse cantinho de Paris que é Bolangerie Carina Barlett. Apaixonado por frutas, percorro o bairro atrás de cajus, araticuns, romãs, carambolas e outros exotismos da flora nordestina, amazônica e chilena.

Quando cheguei aqui em Porto Alegre, em 1982, não tinha dinheiro para alugar um apartamento num bairro de classe média, mas fui generosamente convidado a morar com o professor Mario Arnaud Sampaio e sua esposa, Zelia Dendena, na Felipe Camarão. Lá fiquei por dois meses, “fazendo caixa”. Ia ao trabalho, na Editora Mercado Aberto, na Zona Norte, a pé, todos os dias de madrugada, para economizar com passagens. Um dia, diante de meu ar deprimido, Roque Jacoby, meu empregador, perguntou-me à queima-roupa:

– O que tu tens, guri?

– Saudade – eu respondi.

E assim, auxiliado por ele – que além de me dar um bom empréstimo, que paguei em muitas parcelas, sem juros, e servir-me de fiador –, aluguei um apartamento na Avenida São Pedro com Bahia. Eu trouxe a família de Três de Maio e comecei a minha vida profissional na “mui valerosa” capital. “Valerosos” foram Sampaio e Jacoby, que me estenderam a mão. Sem eles, meu fim seria o retorno à terra natal, ou a partida em busca de outra terra.

Nunca esqueci as ladeiras do Bom Fim, as velhas árvores, o ar de bairro europeu. Marta, que me deu Sofia, conseguiu um apartamento na fronteira do bairro e nos mudamos para cá, há oito anos. Ela, que não se permite raízes, quer partir; eu quero ficar. Camponeses são poços. É mais fácil transferir um bairro que um poço. No que me cabe, o Bom Fim é uma terra amigável onde claudicar os passos, um lugar tranquilo onde descansar os ossos. Só me arranca daqui o Caronte, com sua barca inevitável.

Fonte: Jornal Zero Hora

sexta-feira, 19 de março de 2010

Campeonato de Rústicas da Redenção 2010

Começa no sábado, dia 20 de março, no Parque Ramiro Souto (Av. Osvaldo Aranha, 969), o Campeonato de Rústicas da Redenção 2010. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) e  começa às 17h na pista de 2 mil metros, localizada no interior do parque. A prova será de 8km. O campeonato é dividido em duas etapas. A primeira será de março a julho e a segunda, de agosto a dezembro. São cinco corridas agendadas para cada etapa, sempre em sábados à tarde.


As inscrições devem ser feitas no local, até dez minutos antes do início da prova. O atleta deverá apresentar documento de indentidade e 1 kg de alimento não perecível para doação ao comitê da Fome. Os participantes serão inseridos em uma das categorias organizadas pelo ano de nascimento, tanto no feminino como no masculino. Em cada prova serão computadas as pontuações dos atletas que concluíram a corrida. A premiação será individual e por categoria, com medalhas até o 5° lugar, ao final de cada etapa, e troféu para o campeão após o final das duas etapas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3331-4877 ou no site www.aredencao.com.br.

1ª Etapa
Data             Hora   Percurso
20/03/2010    17h     8.000m
17/04/2010    17h     8.000m
15/05/2010    16h     8.000m
12/06/2010    16h     8.000m
10/07/2010    16h     8.000m


2ª Etapa
Data            Hora    Percurso
14/08/2010   16h      8.000m
11/09/2010   16h      8.000m
16/10/2010   17h      8.000m
20/11/2010   17h      8.000m
11/12/2010   17h      8.000m


segunda-feira, 15 de março de 2010

[o] click: Trincheiras Urbanas

Retrato da insegurança: edifício na Rua Vasco da Gama esquina com a Rua Felipe Camarão

sábado, 13 de março de 2010

Curso Básico de Primeiros Socorros no HPS

O Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre realiza novo curso básico de primeiros socorros para a comunidade. O objetivo é capacitar o maior número de pessoas a prestar um atendimento básico adequado a vítimas de trauma e outras situações de urgência. A idéia é minimizar situações como avaliação e manejo da vítima de trauma, choque elétrico, queimaduras, ferimentos e intoxicações. Além desses, também serão abordados temas como acidentes com animais peçonhentos, desmaios, convulsões, parada cárdio-respiratória, acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio.

As aulas serão ministradas por profissionais do HPS, sob a coordenação do médico João Carlos Guaragna. As inscrições podem ser feitas na direção cientifica, no 6º andar do hospital, das 9h às 11h30min e das 14h às 16h. Informações pode ser obtidas pelo fone 3289-7709.

Data: 27 de março (sábado)
Horário: 8h30min às 12h30min - 13h30min às 15h30min
Local: auditório HPS – 3º andar
Vagas: 50
Custo: R$ 45,00

quarta-feira, 3 de março de 2010

Briga de Gangues e Ameaça de Bomba

O últimos dias foram agitados aqui nas imediações do Bom Fim. Viu-se cenas e acontecimentos comuns em filmes hollywoodianos.

No domingo, dia 28 de fevereiro, em plena tarde de sol, dois grupos rivais de jovens (uns chamam de gangues e outros de "bondes") se enfrentaram na Redenção. Os grupos somavam mais de 40 pessoas. Houve tiros e um dos jovens morreu e outros ficaram feridos. O parque estava cheio e o pânico foi geral. A confusão ocorreu perto do chafariz na parte central do parque. Os grupos eram da Vila Jardim e do Campo da Tuca. Li nos jornais que esse tipo de confronto acontece com frequência, e que os grupos marcam os enfrentamentos pela internet. Vale ressaltar que esse domingo era dia 28 de fevereiro, ou seja, era dia de passe livre nos ônibus da capital por ser o último domingo do mês. Isso com certeza incentiva a movimentação desses grupos pela cidade. A polícia agiu rapidamente e mais de 30 pessoas foram presas (a maioria menores de idade), mas com certeza vão estar soltos em breve.

O outro acontecimento ocorreu na tarde de terça-feira, dia 2 de março. Um objeto estranho, parecido com uma bomba, foi avistado dentro do Túnel da Conceição - uma das principais vias da cidade. A polícia foi avisada e o túnel foi bloqueado para a retirada do artefato. Pronto!! O caos no trânsito foi instantâneo e durou por volta de 2 horas. O artefato foi retirado e até o momento a polícia não disse se a bomba era falsa ou verdadeira. Tá mais para Pegadinha do Malandro...


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...